Ativo

Alfabetização Melhor Idade

O trabalho com a terceira idade surgiu em vista da demanda de alfabetizar as senhoras já atendidas pela Fundação Aprisco, pois a maioria não sabia se quer assinar o próprio nome, partindo desse ponto iniciamos um grupo de alfabetização com algumas dessas senhoras, junto com a alfabetização percebemos também a necessidade de além de trabalhar a mente também de exercitar o corpo e assim com a ajuda da professora de Pilates Kátia uma vez por semana após a aula de alfabetização temos também uma aula de alongamento. Com o passar dos dias o serviço foi tomando forma e ganhando amplitude, pois nossas voluntárias buscam ter um olhar ampliado para as necessidades de nossas demandatárias.

E em 2018 chegamos ao fim de mais uma etapa, de mais um ciclo, onde procuramos empregar todos os recursos e esforços para atingir o objetivo de minimizar os impactos sociais negativos nesse grupo de alunas.

Durante todo esse período, nós temos nos preocupado não apenas em ensiná-las a ler e escrever, mas principalmente em olhá-las como pessoas, como companheiras. Procuramos valorizar suas vivências buscando desenvolver a auto estima, devolvendo a dignidade perdida não apenas pelo estigma do analfabetismo, mas também pelos seus históricos de vida, todas de alguma forma relatam as mesmas histórias de abandono, de negligência por parte de outros estabelecimentos educacionais pelas quais passaram. Procuramos amá-las, abraçá-las, lhes mostrar que são uma conosco e que nos importamos verdadeiramente com suas vidas e suas histórias.

Percebemos que uma das grandes dificuldades delas era o problema da falta de visão gerada pela falta de óculos e de visitas a oftalmologistas, já tínhamos tentado solucionar de outras formas, porém não obtendo sucesso, mas este ano conseguimos através de parceria com pessoas da comunidade a doação de óculos, e assim vencemos uma grande barreira que as impedia de avançar.

Durante este período desenvolvemos diversas atividades, entres estas tivemos: oficinas de pão caseiro, flores ornamentais de legumes, aulas de pilates, comemoração do dia do idoso, onde fizemos nosso segundo picnic no Parque da Lagoa num momento de descontração com brincadeiras e a presença da dupla de palhaço Dubolindo e Rapadura. Proporcionamos também um momento de reflexão da Palavra de Deus e uma dinâmica, além da presença de uma enfermeira geriátrica a qual trouxe muitas informações e respondeu as dúvidas das alunas. Enfim, trabalhamos sempre com a perspectiva de oportunizar aprendizado e alternativas para que em algum momento possam utilizar o que aprenderam no seu dia a dia ou para geração de renda, ou simplesmente usufruir desses momentos de forma lúdica, pois sabemos que lidamos com pessoas que não tiveram a chance de desfrutar da sua infância.

No decorrer das aulas muitas vezes nos emocionamos com os relatos de superação que elas têm conquistado, dos avanços adquiridos através desses breves momentos em que estamos em aula.

Não existe como registrar todos os fatos, as experiências que vivenciamos com elas, apenas guardamos na nossa memória. Mas como tentativa de registrar de alguma maneira a evolução de cada uma, elaboramos um questionário com o objetivo de sondar e avaliar o desenvolvimento tanto delas como o nosso, e para nossa alegria as respostas nos surpreenderam muito.

Agradecemos a oportunidade, pois de alguma forma estamos dando as mãos para quebrar esse círculo do analfabetismo intelectual, humano aos quais essas mulheres foram vítimas. Houveram muitas mudanças desde que começamos, rompemos barreiras que inicialmente não achávamos possível, pois não tínhamos acesso a elas, ainda não havia confiança, nem afetividade entre nós, mas enfim, vencemos também esse desafio e conseguimos avançar, acreditando sempre que um novo ano surgirá e com ele novos desafios, mas cremos que com nosso empenho e esforço caminharemos mais um pouco, mais um passo, e sabemos que juntas chagaremos longe.

E para finalizar nosso trabalho fizemos nosso encerramento com um bingo onde todas interagiram de forma intensa, além da apresentação do coral composto por nossas alunas no culto dominical, uma apresentação belíssima onde aproveitamos a oportunidade para que elas mesmas falassem a todos sobre suas conquistas nesse ano.

Apoio

Abraço FraternoJaiCampo do GadoSmart InformáticaCEAPA
Logo Fundação Aprisco

Fale conosco

(75) 3226-4433

contato@fundacaoaprisco.org


Rua João Martins da Silva, 526, 1°andar, bairro São João, Feira de Santana

Nossa missão

Além de fazer assistência social, reunir recursos humanos e financeiros para o planejamento, execução e gestão de projetos sociais voltados à educação, cultura, lazer, desenvolvimento profissional, inclusão social e geração de renda

Fundação Aprisco • ONG em Feira de Santana

CNPJ: 04.027.896/0001-53