Grávidos – Curso para gestantes

Objetivo

A Fundação Aprisco está implantando o Curso Grávidos, com o objetivo de orientar os futuros pais, esclarecendo as dúvidas sobre a gravidez, o parto, o pós-parto e cuidados com recém-nascido, procurando atender e suprir as expectativas inerentes a essa fase.

Fornecer conhecimentos sobre o período gestacional, parto e pós-parto nos aspectos fisiológicos e emocionais, com abordagem clara, simples e objetiva;

Permitir a expressão de sentimentos relacionados ao período gestacional e à maternidade;

Sensibilizar quanto à importância da participação efetiva do pai no acompanhamento da gestação e no cuidado ao recém-nascido;

Sobre a gravidez

A gravidez é um período que traz para a mulher intensas modificações fisiológicas, sociais, como também psicológicas, alem de muitas fragilidades, dúvidas e medos. Independente do número de filhos que a mulher tenha, cada gestação é única e traz preocupações específicas. Preocupações estas que podem refletir na forma que a gestante e a família vivenciam a gestação, no trabalho de parto, nos cuidados com o bebê e na integração deste novo membro ao seio familiar.

Acompanhar uma mulher com um olhar e uma escuta que possam agir nas entrelinhas desta gestação, buscando amenizar estas aflições, pode representar um trabalho de parto mais breve, menos ansioso e, em conseqüência, menos doloroso física e psiquicamente.

A formação de grupos de gestantes propicia as gestantes e familiares oportunidades de desmistificarem tabus, relativos à gestação, parto e puerpério, compartilharem conhecimentos, experiências, vivências, sentimentos, medos e dúvidas; compreenderem os novos papéis; criarem laços de amizade, conhecerem e interagirem com pessoas que estão vivenciando o mesmo processo.